segunda-feira, 29 de julho de 2019

TEATRO EM COARACI- ROMANCE DA FAZENDA ALTO BONITO.

Romance da "FAZENDA ALTO BONITO de autoria da professora,cantora e dramaturga ALINE RIBEIRO DOS REIS que tanto contribuiu com a cultura e a arte em nossa amada Coaraci -Terra do Sol.
Esta peça reapresentada em 1969, foi dirigida pela estudante Jailda Galvão e apresentada no palco do Cilube Social de Coaraci, com o objetivo de angariar fundos para trazer ao EDUCANDÁRIO PESTALOZZI, o curso Científico e o Pedagógico.


Uma Retificação ao jornal Itabunense: A peça de  autoria da Professora Aline Ribeiro do Reis.

         Antonio Galvão e Tereza Bomfim pilando café.
Da esquerda para a direita: Maria, Suely, Talmo Lázaro,Fani, Carlos Fernandes, Pa.Reginaldo Leal, Dágno Cavalcante, Jailda, Rubem Cavalcante, Eleusa Andrade e Eliane Galvão
Esta foto retrata a Pila de Café. tem Eliane Galvão e Gentília da Silva.

Talmo Lázaro ( O coronel) Sueli,  Maria, Reginaldo Leal, Jailda Galvão, Rubem Cavalcante, Tereza Bomfim, Eleusa Andrade, Gentília Silva, Janete Farias e  Manoel.
Da esquerda para a direita em pé , Gentília Maria da Silva, Eliane Galvão, Jailda e Janete. Sentados: Talmo Lázaro, Eleusa Andrade, Tereza Bomfim, Reginaldo Borges  e Reginaldo Leal.

O romance da Fazenda Alto Bonito, conta a historia de um casal apaixonado representados por Jailda e Rubem Cavalcante. Terezinha, Jailda) fora criada na Casa Grande, ao lado de sua mãe (Eleuza Andrade) e do viúvo Coronel (Talmo Lázaro) que era apaixonado pela Terezinha e queria desposá-la a todo custo. O jovem trabalhador (Rubem Cavalcante) era humilhado e perseguido pelo coronel. 
Os dois namoravam as escondidas apoiados pela mãe e pelas amigas.
O ponto alto da peça é a " A PILA DO CAFÉ," que acontece todos os anos após a grande colheita do grão. 
Os pilões e as peneiras foram emprestados pelas fazendas locais. Em meio a "cantigas de roça" alusivass à colheita, as moças dançavam   lançando o café de uma peneira a outra, ao som dos pilões acompanhados pelos violeiros. 
Desencantado e triste por não conseguir o amor de Terezinha, o coronel viaja a São Paulo, encanta-se pela paulistana vivida por (Fani) e, volta casado com a nova dona da fazenda. Livres das investidas do coronel o casal apaixonado se casa em meio a uma grande festa bancada pelo proprietário da famosa e rica fazenda: ALTO BONITO.  

Rio, 30 de julho de 2019. Jailda Galvão (Acervo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASAMENTO NA IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES

No dia 15 de fevereiro de 1975, eu e Antonio nos casamos na Igreja Nossa Senhora de Lourdes numa cerimônia muito bonita, com a presença...